Como utilizar arquivo local.xml para configurar layout no magento

O magento trabalha com a definição de layout, que seriam arquivos XML que seriam responsáveis por componentes de estrutura. Isso significa que você pode definir os componentes que irão ser exibidos na sua página, apenas definindo configurações nesses XML.

O Layout padrão, responsável pela definição dos componentes, está localizado em:

app/design/frontend/base/default/layout/

Mas cada tema irá configurar de forma diferente, de acordo a cada modelo que ele deseja apresentar.

app/design/frontend/default/_SEU_TEMA_/layout/

Você irá reparar que acessando a pasta layout do tema, ele poderá ter menos arquivos XML do que a pasta base, isso porque o magento quer garantir que sempre estará funcionando, então se não for declarado algum arquivo de layout, ou template, ele resgata da pasta base, assim garantindo sempre o funcionamento dele.

Você irá reparar que tem vários arquivos, como page.xml, catalog.xml, checkout.xml, entre outros. Então se quiser modificar, por exemplo, o tipo de template da página de produto (um coluna, duas colunas, etc), será então no arquivo catalog.xml , remover o link do topo do login, então seria no arquivo checkout.xml. Repare que você precisa modificar em muitos arquivos, e por muitas vezes você pode acabar esquecendo onde modificou. Não seria mais prático realizar essas modificações num arquivo só ? Isso é possível no magento, criando apenas arquivo chamado local.xml no seu tema

app/design/frontend/default/_SEU_TEMA_/layout/local.xml

A estrutura dele segue como os outros arquivos de layout

<?xml version="1.0"?>

<layout version="0.1.0">

</layout>

Dentro da tag layout, você definirá as configurações. Então vamos dizer que quero definir que minha página de produto tenha 3 colunas, então, faria assim no arquivo local.xml

<?xml version="1.0"?>

<layout version="0.1.0">
     <catalog_product_view>
             <reference name="root">
                       <action method="setTemplate"><template>page/3columns.phtml</template></action>
            </reference>
      </catalog_product_view>
</layout>

Veja que poderia fazer essa modificação direto no arquivo catalog.xml, mas o interessante de realizar essa alteração no arquivo local.xml, é se quiser reverter essa modificação, só comentar o código dele, ou excluí-lo, que voltará como era antes.

Dessa forma temos um ponto de modificação, facilitando novas alterações, e preservando o tema original para possíveis reversões.




Se o conteúdo foi relevante para você, e desejar, você pode incentivar fazendo uma doação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *