Como criar um Modelo de Página no WordPress

O Modelo de Página é um arquivo criado com opção para modificar aparência das páginas, dando total flexibilidade para criação dos seus temas. Você pode transformar praticamente as páginas (Page), em qualquer coisa, e mostrar qualquer conteúdo, e junto com criação de campo personalizado, o limite é sua imaginação. Nesse tutorial utilizarei o WordPress 3.8, e o tema Twenty Twelve, mas você pode utilizar  Modelo de Página em qualquer versão do CMS. Vamos primeiro localizar se temos um modelo de página nosso tema. Acesse Páginas > Adicionar Nova Página. modelo-pagina-01 Agora do lado direito, você terá os atributos de páginas, e se aparecer a opção Modelo, quer dizer que existe um modelo de página criado. Ele só aparecerá se existir pelo menos um módulo de página. modelo-pagina-02 Caso não tenha um modelo de página, estará assim: modelo-pagina-03 Tendo o modelo, basta selecionar algum e depois salvar. Agora essa página que você criou terá esse modelo de página personalizado.

Criando Modelo de Página

Para criar um Modelo de Página, basta criar um arquivo com qualquer nome e adicionar um comentário no inicio do arquivo e salvar este arquivo na pasta do seu tema. Esse comentário deverá ser composto  por: Template Name: Nome do Seu Template. Vamos criar um arquivo chamado modelo-pagina.php E dentro desse arquivo vamos adicionar, esse código:

<?php
/**
* Template Name: Meu Modelo de Template
*/
?>

Fazendo isso, você já criou um modelo de página. Acesse agora Páginas > Nova Páginas, e veja que constará o modelo que criamos: modelo-pagina-04 Algumas dicas:

  • Atribua um nome descritivo como por exemplo Template com Sidebar Direito. Dessa forma ficará mais fácil de identificar;
  • Crie uma pasta para guardar seus modelos de páginas. Nos temas que vem com WordPress por padrão, esse modelos estão em page-template. Você pode seguir essa mesma nomenclatura.
  • Caso você tenha criado o modelo de página, e não esteja aparecendo, isso pode ocorrer pelo fato de os dois não estarem juntos com a palavra Name, assim: Template Name:
  • Você pode criar a descrição para seu modelo de página, apesar de não aparecer, é interessante para saber a função desse modelo, ou se tem alguma particularidade, exemplo:

<?php
/**
* Template Name: Meu Modelo de Template
*
* Description: Modelo de Página Full Page, com opção de cabeçalho
*/
?>

Espero ter ajudado, e até a próxima.




Se o conteúdo foi relevante para você, e desejar, você pode incentivar fazendo uma doação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *