Será que vai funcionar?

Uma das coisas que me toma tempo durante o dia é responder duvidas, tanto pelos comentários do MxMasters, VAB, por e-mail, pelo Fórum, etc. E algo sempre me chama atenção é em relação das pessoas com medo de errar. E a pergunta que surge sempre: “Se eu tentar fazer isso, será que vai dá certo?”. Mas se você tem a idéia, já sabe como implementar, por que você não tentar? Errar ou acertar faz parte do aprendizado, e espero que você erre bastante, não porque estou jogando praga, mas porque assim é que nós aprendemos. E vou te contar um grande segredo: todo mundo erra bastante, qualquer profissional que se preze, erra muito, de ficando batendo a cabeça de madrugada pensando no bendito código que não funciona, e isso é coisa mais normal do mundo.

Mas será por que isso ocorre? Será preguiça? Falta de atenção? Malandragem? Talvez no seu pensamento errar em determinadas ações seria comprovação empírica que ele não nasceu para aquilo. Talvez porque leu de algumas pessoas que aprenderam de maneira rápida, fazem isso e aquilo, mas vou te dizer que ninguém é igual, todos tem seus limites, seu tempo de aprendizado, e isso tem que ser respeitado. E na maioria das declarações, tem algumas pinceladas fortes de imaginação, porque no mundo real, o que te faz aprender é errar.

Você quer saber se você realmente aprendeu algo? Quando você tentar fazer o que foi ensinado de outra maneira, ou sendo aproveitado pra realizar outra tarefa. E é esse espírito de curiosidade que você tem que ter. Tentar, inventar, pesquisar, e errar bastante, isso te faz evoluir de maneira impressionante.

Outra maneira de comprovar seu aprendizado é passando (ou tentando passar) o que você sabe, porque toda vez que for passar algo para alguém, além de aprender, você terá que compreender para ensinar. E fica a dica para criação de vídeo- aulas, isso te exige mais do que escrever tutoriais, como você está fazendo enquanto explica, isso te força a estudar mais. E não se preocupe quando fizer a aula, sempre terá alguém querendo mostrar que sabe mais que você, mas isso é normal, só não pode se influenciar por isso, porque senão desanima.

Então, não tenha medo de tentar fazer as coisas, ninguém morreu porque errou algum código, ou algo relacionado. As duvidas irão surgir, mas o Google está ai pra isso, sendo seu “oráculo”, onde bem provável que a sua duvida já foi de muitos, e já tenha sido respondida várias vezes.


Uma vez perguntaram para Deus:
– Qual é o segredo da vida?
Deus respondeu:
– Já procurou no Google!

Obrigado pela paciência, e boas duvidas para todos!




Se o conteúdo foi relevante para você, e desejar, você pode incentivar fazendo uma doação.

2 thoughts on “Será que vai funcionar?

  1. Realmente David, no meu caso o que dificulta meu aprendizado em php é o limite que imponho aos meus estudos, quanto vejo uma vídeo aula sua por exemplo só me vem na cabeça poxa ele ele rodou o código de primeira e eu me matando aqui, claro coisa muito fútil de minha parte, mais o que quero ilhe dizer é: agente sente uma certa pressão quando vemos uns mulekes desenvolvendo sistemas em pouco tempo. tenho que respeitar mais meu tempo de aprendizado, e claro arriscar mais em em meus códigos. Abraços.

    1. Danilo, eu não acerto um código de primeira, em videoaula é pq já testei, e regravei algumas vezes as aulas. A gente nunca pode pensar q outra a pessoa aprendeu mais rápido ou mais lento, cada um tem um tempo de aprendizagem, e temos que respeitar isso, aos poucos as coisas vão ficando mais claras, e vc vai aprendendo. Aprender é um processo continuo, só não pode desistir, tem q ser chato, e ficar tentando até consegui. Só com erro q a gente aprende com o código funciona. abrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *