Por que determinadas vídeo-aulas fazem sucesso e outras não?

Certa vez um usuário que estava a fim de fazer aulas, mas me perguntou algo interessante:

“Por que certas aulas têm mais popularidade do que outras. Vejo aulas que tem conteúdo excepcional, mas não são tão populares?

Na verdade podemos levantar alguns fatores, mas talvez o principal seja a empatia que pessoa terá com o autor da aula. Isso será crucial para pessoa gostar de alguma aula sua.

Claro que fatores técnicos também irão influência nessa decisão do usuário, como qualidade do áudio, vídeo, zoom, tipo de voz, forma de explicar, etc. Isso deixar o usuário mais confortável em assistir algo.

Outra coisa, o autor tem que está acessível. É importante pensar quem cria aula não é melhor de quem assisti, e vice-versa. Não colocar barreira, isso fará com que o usuário não tenha , por exemplo, medo de comentar suas aulas.

Talvez os comentários em uma aula seja um parâmetro para popularidade dela. Mas esses comentários só virão se você for acessível, não tiver barreiras, e claro, for educado com as pessoas. Se sua vídeoaula tem bastante visitas, mas poucos comentários, talvez o usuário tem algum receio de comentar devido ao autor não aparentar ser tão acessível.

Tente demonstrar que a vídeo aula não termina com você, ela deve continuar nos comentários. Depois que o usuário comentar, e ver que você não é tão distante assim, ele comentará outra vez.

Agora podemos listar algumas coisas podem ajudar para quem deseja criar vídeo-aula e tenha duvidas como proceder:

  • Não faça vídeo-aulas com descaso, como você está fazendo um grande favor ao mundo;
  • Tente dá um dinamismo na voz. Não precisa ser aquela pessoa super animada, se você não for assim. Mas tente imaginar que a pessoa que está escutando está do seu lado. Se ajudar, se for um rapaz, pensa que você está explicando para uma gatinha, e se você uma moça, para aquele rapaz boa pinta. (a imaginação é de cada um, isso é indiferente);
  • Planeje a aula, teste o que você irá fazer antes, isso te ajudará a ter segurança do que está fazendo;
  • Seja receptivo com as pessoas. Isso te ajudará também em indicações de trabalhos;
  • Não crie aulas longas, isso faz o usuário perder atenção;
  • Se preocupe com a parte técnica, como áudio, vídeo, zoom;
  • Não se preocupe com as criticas, isso pode desanimar muito que quer começar, mas lembre-se, existem chatos em todas as esferas. Elas virão de toda parte, desde do especialista em vídeo-aula, que nunca fez uma , até a pessoa que tentará achar uma brecha na sua aula pra dizer que faria melhor, ou só para criticar mesmo. Então relaxe com isso;
  • Algumas pessoas não fazem aula devido ao sotaque. E vejo muitas pessoas reclamando: “Eu não assisto porque fulando tem sotaque?”. Então vamos esclarecer algo: Todos têm sotaques. Se você é do sul, para alguém do norte você tem sotaque. Se você é do Sudeste, para alguém do sul você tem sotaque. Logo se chega à conclusão, que todos têm algum sotaque. Lembre-se a web não é regionalista, ela não tem fronteiras;
  • Escolha assuntos que você sinta a vontade. Pesquise as aulas que existem, tente fazer algo que as pessoas não ensinaram;

Espero que realmente essas dicas ajudem. E você, no que é essencial tem numa vídeoaula ?

Até a próxima.

11 thoughts on “Por que determinadas vídeo-aulas fazem sucesso e outras não?

  1. Umm, realmente depois do comentário eu lembro que ja vi alguns usuários rejeitando videos pela voz da pessoa que estava ensinando, mas isso n tem nda a vê, man se vc aprende é o q conta, bom pelomenos dps de tanto tempo vendo video aulas sobre tdo é assim que eu penso. A Outra coisa DAVID me dê uma dica, estou pensando em fzer algumas video aulas legais de PHP pro VAB + n sei cmo começar, digamos, tem obrigatóriamente som da minha esplicação o video n pode ser somente escrita?? se tiver de ser fala, qual o melhor ambiente para o video, seria um quarto ou algo isolado para n atrapalhar no som ?

    Att.WilliamF.
    PortoAlegre, 28 de Julho de 2011.

    1. William, eu vejo video aulas de todos o sotaques, desde meninos de 10 a caras de 70 anos, e de todas as partes do pais. Eu fico chateado quando pessoas não prestam atenção no conteúdo proposto. Pq no final quem sai perdendo é ela por um preconceito bobo.

      Sobre as video aulas, elas tem que ser narradas. O Ideal pra vc gravar é num ambiente em silencio pra não ocorrer barulhos desagradáveis na video aula. E algo importante é a parte do zoom no q vc tá fazendo, principalmente quando vc tá digitando código.

  2. Hmm, david se eu n to enganado no vab tem um video sobre isso certo ?? vo ver se acho lá, vlww!
    mais uma vez parabéns peo site mt bom msm e bem bonito^^

    Att.WilliamF.
    PortoAlegre, 29 de Julho de 2011.

  3. Penso eu que existe uma pesquisa, colocar determinados assuntos em enquete e fazer uma votação ai vc segue o fluxo de votos e monta as video aulas!!! para isso deve pedir opiniao dos internautas!!!

    1. Joao carlos, ter a participação de usuários, sempre será util, já que tudo feito, desde videoaula a tutoriais e dicas, são voltados para os usuários.

  4. Complementando…

    HUMILDADE é importante não só em vídeo-aulas mas na vida da pessoa. Não tem nada mais chato do que ficar escutando aqueles caras que se acham os melhores programadores, e que normalmente nem sabem o que estão falando.

    RESPONDER COMENTÁRIOS outra coisa fez vídeo aula? então responde os comentários/e-mails! pior coisa é assistir um vídeo ter um problema e o camarada que fez o vídeo não dar a mínima, isso acontece porque normalmente ele esta fazendo marketing e não estão preocupados em te ajudar.

    VAleu David você tem otima didática e programa muito bem. Parabéns

    1. Pinguim, sobre responder comentários, e nem sempre é porque a pessoa não quer, mas as vezes é por falta tempo. Mas realmente , tentar responder ajuda fidelizar o usuário.

  5. Com o tempo cada vez menor e os afazeres aumentando acabei ficando ausente do youtube VB,MX. mais agora voltarei a compartilhar a ajudar quem tanto me ajudou.

    1. Danilo, ter hiatos é normal, tem momento não tem como produzir conteúdo, e isso muito normal, e com todo mundo acontece, tem horas q vc tem q escolher ganhar dinheiro, rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *