(Artigo) Palavra Depende: A resposta das suas dúvidas.

Quantas vezes já nos perguntamos, e/ou já nos perguntaram qual a melhor forma de desenvolver, qual melhor linguagem, qual melhor paradigma, qual melhor banco de dados, e se estou fazendo o certo, qual valor que devo comprar etc.

Claro, todos nós queremos o caminho correto, a melhor forma possível, para não termos retrabalho. Isso é normal, e buscar a melhor forma, não é errado, e posso dizer que é o ideal.

Muitas vezes vamos achar que as outras pessoas estão sendo egoístas por não informar que esse é o caminho correto, ou faça isso que não terá erro, ou ao invés de nos darem respostas, fazem mais perguntas, e tudo começa ficar mais confuso.

Todas as respostas serão direcionadas a partir de uma palavra: depende.

Por mais que queremos formulas prontas, cada problema pode exigir uma solução ou uma ótica diferente, cada projeto tem um preço diferenciado.

Irei focar mais no âmbito da web, mas pode ser estendido pra outras áreas.

Imagina que você está começando, e vai definir o preço do seu projeto. Como você está começando, compra o valor X. Esse valor é quase jogado no ar, porque como não temos noção de nosso preço, o que você ganhar é lucro.

Agora já se passou algum tempo e você fará o mesmo tipo de projeto. Você não vai cobrar o mesmo valor do que cobrou no começo. Mas não eram os mesmos requisitos do projeto anterior? Mas agora você levar em consideração, seu conhecimento e seu tempo.

Agora você já criou uma empresa, e terá um projeto, com os mesmos moldes do seu primeiro projeto. Você não vai cobrar o valor que era no começo, e nem quando você já tinha mais conhecimento. Porque agora você tem outros elementos que vão agregar o valor.

Isso se aplica também em todas as áreas.

Vamos a outro exemplo: Você é contratado pra criar uma loja virtual. E vamos começar as perguntas:

– Como eu crio uma loja virtual?

– Depende. Você sabe o funcionamento de uma loja virtual? Já levantou os requisitos do que o seu cliente precisa?

– Qual linguagem que vou utilizar?

Depende. Qual você conhece melhor? E se for usar uma que não conhece bem, quanto tempo você tem para aprender uma nova?

– Usa framework ou criar do zero?

Depende. Você se sente seguro no Framework, e conheço o funcionamento? Você é mais produtivo com Framework ou do zero?

Se você reparar bem, mais do que respostas, é importante fazer perguntas para o que você está fazendo. Isso vai ajudar a guiar suas respostas.

Acredite, não existe uma dicotomia, uma forma binária, do tipo, faça assim que é certo, faça assim que é errado. Existem muitos fatores, que vão influenciar suas respostas.

Não acredite em formulas de sucesso, no melhor curso da internet, na arrogância do eu sei. Existem pessoas que tem um alto conhecimento em determinados assuntos, mas mesmo assim terão duvidas em várias coisas, porque a resposta depende de muitos fatores, e no meio do caminho pode mudar tudo.

Então, se você tiver essa consciência, que a melhor forma é difícil definir. Você vai começar a não se martirizar, porque as outras pessoas sabem, e você não.

Tenha o hábito de questionar, e não aceitar opiniões como verdades, porque tudo pode mudar, inclusive a forma de ver uma problema, e de sugerir uma resposta.

E se você se dispõe a ler que foi escrito aqui, questione, porque essa seja a minha ótica de um problema, que talvez você concorde, ou discorde, mas se ajudei a você pensar sobre o assunto, de qualquer forma, o texto valeu a pena pra mim.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *