No Mundo Perfeito….

Sabemos que problemas e percalços são comuns para quase todos segmentos. E para quem trabalha com web também não poderia ser diferente. Se você trabalha com web, ou pensa em trabalhar, provavelmente tem histórias, ou terá diversas situações com seus clientes. Mesmo que você nunca tenha passado, algo que acho difícil não ter ocorrido, mas você irá passar. Mas imagina se tudo seguisse um script, tudo sairia perfeito. E que tal pensarmos nessas situações:

  • O cliente te contratando, e nem reclamando do valor cobrado.
  • Você ter um prazo longo, para pensar em todas as etapas do projeto.
  • O cliente não dando palpite o tempo todo, e deixando você fazer o seu trabalho.
  • O cliente te mandando todo material no prazo.
  • O cliente saber que prazo e valor estão intrinsecamente ligados.
  • O cliente não pedir o impossível, e que tudo seja para ontem.
  • O cliente saber que visitação está relacionada a tempo e conteúdo.
  • O cliente entender que você consegue é diferente de ser algo fácil.
  • O cliente te passar todas as informações na hora da criação do briefing.
  • O cliente entender que resultados podem ter variantes que nem mesmo podemos explicar.
  • O cliente entender que temos que descansar, e que mesmo estando no msn ou skype não quer dizer que somos obrigados a ser um helpdesk 24 horas, incluído sábados, domingos e feriados.

Creio que muitos se identificaram com essas situações, imaginando que isso seria o paraíso, e você conseguiria trabalhar finalmente da maneira que tanto sonhou. Mas saiba que os clientes também imaginam o “mundo perfeito”. E que tal vermos algumas desses desejos dos clientes:

  • Você entregando o trabalho na data marcada.
  • Você não fugir do escopo planejado.
  • Você ser solicito nas duvidas relacionadas ao cliente.
  • Você saber que o cliente quer o sucesso do projeto, e por isso quer participar.
  • Você ter testado o site antes da apresentação do cliente, e em vários navegadores diferentes.
  • Você ter informado que existem limitações, em vez de falar que dá para fazer tudo.

Como você viu, existe o mundo perfeito para todos, você deseja algo, mas seu cliente também espera algo. Quanto você tem necessidades, o seu cliente também as suas necessidades. Claro que temos que ter o bom senso, e sabemos que vida não é um script, em que todas as falas e situações estão previstas. É por isso que é importante não desistir por ter errado em algum momento. E vou te contar um segredo: você não é o único a passar por isso.

Você e seus clientes terão divergência, pensamentos diferentes, situações adversas. Mas é bom sempre pensar que todos têm um algo incomum: você e seu cliente querem o sucesso do projeto. E é nesse ponto que não podemos nos desligar. Dessa maneira as coisas ficam mais fácil de trabalhar e conviver.

E realmente o mundo perfeito não existe, mas quem disse que não podemos tentar?

5 thoughts on “No Mundo Perfeito….

    1. Lucas, dificuldades com clientes vamos sempre passar, não importa se o cliente é pequeno ou uma grande empresa. Mas nós temos nossas necessidades, o cliente tbm tem. Uma maneira de evitar aborrecimento e colocar tudo escrito o q vc vai fazer, mesmo q um email, isso ajuda muito. abrs

  1. Clientes são inseguros, querem estar no controle, no comando, e também são exigentes. Eles, apesar de alguns episódios, são os que nos fazem melhorar nossa comunicação, pesquisar novas tecnologias, desbravar novas áreas do que já sabemos e ver tudo de forma diferente. Aquele desenvolvedor que não utiliza a opinião do cliente (clara que não opiniões grotescas) para nada além de motivo para frustração, raiva e desgosto, não cresce profissionalmente. Mesmo as piores opiniões em exímios serviços servem de aprendizagem, pois pontos de vista existem aos montes, não é só porque você é expert, que seu ponto de vista vale mais, afinal o cliente é quem paga, mas o mesmo vale ao cliente que, as vezes, demonstra falta de confiança no seu contratado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *