Finalidade + Resultado = Lucro

Algo de suma importância em que deveria ser pensado em primeiro lugar quando formos desenvolver um projeto, é saber sua finalidade e que tipo de resultado queremos que ocorra.

Sim meu caro amigo, todo site precisa ter uma finalidade para que você consiga estipular uma métrica para ver o resultado.

Essa finalidade tem que ser a espinha dorsal do seu projeto, porque irá determinará tudo, desde as cores, wireframes, tipo de conteúdo, interação com os usuários etc.

Mas como determinar uma finalidade? O primeiro passo é o briefing, e com ele, tentando encontrar junto ao cliente as necessidades da empresa na web. E muitas vezes o cliente não consegue decidir qual a finalidade, bem que alguns irão dizer que a finalidade é dá lucro (e isso todos nós concordamos).

Vamos um exemplo: Uma empresa de automóveis deseja criar um site, e uma das informações que você tem é que ele já utiliza classificados na web para divulgação dos seus veículos. Já temos uma palavra para nos orientarmos: divulgação. Temos uma finalidade que é divulgação dos produtos, e agora que começa a brincadeira. O seu projeto será voltado para essa finalidade principal, claro que poderá ter outros caminhos, mas você tem algo palpável para poder trabalhar.

E o que seria o resultado? Nesse caso, alguns diriam que resultado seria “sinônimo” de conversão. Quando queremos divulgar algo, queremos que mais pessoas conheçam, e assim se tornarem cliente, que no final adquiram o produto que estamos divulgando. Claro que isso é todo um processo, nosso primeiro resultado que temos que pensar é que conheçam os produtos.

Como mostrar os resultados para o cliente? Você pode utilizar o Google Analytics para taxa de visitação. Para o cliente ter algo mais palpável, você pode sugerir, por exemplo, criar alguma promoção, em que tem algum código no site, e se o cliente for à loja e mostrar esse código terá algum desconto. Mesmo que a compra não for efetuada, o cliente terá uma resposta positiva do retorno do site.

Então temos todo um caminho a percorrer para chegar o resultado. O tempo para esse resultado pode variar, entre os fatores que interferem nisso é saber se empresa já é “conhecida”, se tem uma boa fama, se foram usadas estratégias corretas etc.

Não prometa soluções mágicas que são impossíveis, isso respingará em você. Então pensa, analise, pesquise, assim você conseguirá realizar um ótimo trabalho, e todos sairão felizes.

E no final chegamos a um cálculo bem interessante: finalidade + resultado = lucro.




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2 thoughts on “Finalidade + Resultado = Lucro

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