Eu sei HTML e CSS?

Talvez seja uma pergunta um tanto estranha do título. Na maioria dos casos ,  vão responder que sim, que sabem HTML e CSS, e que  já produzem sites seguindo os Padrões Web, e podem até está me xingando por pensar algo contrário. Mas será que realmente você sabe o que está fazendo?  Ou apenas liga no automático, e vai produzindo o código?

Eu recebo muitas duvidas por e-mail, pelo fórum do Mxmasters, pelos comentários, sinais de fumaça etc,  e na medida do possível,  eu respondo a todos com maior prazer. Mas uma pergunta recorrente sempre aparece: “Eu já sei HTML e CSS, o que tenho que aprender agora?”, talvez a melhor resposta, aparentemente pode parecer grosseria da minha parte, seria aprender desenvolver direito, pensando em boas práticas, vendo novos elementos que você nunca usou, e pensar no significado das coisas.

Construir um site, para quem sabe um pouco, é “fácil”, mas saber o que está fazendo, ai são outros quinhentos. Quais de vocês já se perguntaram o que é aquele xmlns na tag HTML? Para que ele serve? Qual o nome que dou para aquilo? E o Doctype, qual importância dele no documento? Qual diferença entre os vários modos, como STRICT, TRANSITIONAL e FRAMESET?  Como se comporta o navegador quando não são declarados, e qual devo usar? E o que é Quicks e Standards(Strict) mode?  Veja que são várias perguntas básicas, e que muitos “desenvolvedores” ignoram, e preferem  “ligar no automático” e sair digitando código.

Eu escrevi um série de tutoriais, no total de 3 (dezembro 2009 à fevereiro 2010) para Revista TI Digital (momento jabá), com o tema Adotando boas práticas no desenvolvimento de um site, onde tentei abordar desde como tratar com o cliente, ao desenvolvimento do código (com vídeo aula) e otimização do site, o primeiro está disponível no site (http://migre.me/erZ1 – está em PDF), quem quiser comentar no twitter com a tag #tidigital o que achou, ou mandar pra mim (@davidchc) iria me ajudar,  e se não gostou , pode falar sem problema algum. Mas porque toquei nesse assunto agora? Será apenas para divulgar o que fiz? Também :D, mas o intuito é dizer que descobrir ao escrever esses tutoriais que tinha duvidas que nem eu mesmo sabia que tinha. E isso me ajudou a entender que existem muitas coisa a se aprender em relação ao HTML e CSS, e tudo que os envolvem.

Hoje temos uma valorização das empresas do desenvolvedor Front End, procurando especialistas para solucionar problemas. E principalmente, encontrar profissionais que saibam que estão fazendo. Saber HTML e CSS é muito mais que repetir código. É entender que cada decisão ao desenvolver uma parte do site tem sua importante, e pode interferir no seu comportamento referente aos usuários.

Hoje se me perguntam se sei HTML e CSS, respondo que estou em um aprendizado continuo, sempre precisando melhorar e entender cada vez mais o que faço. E você, sabe HTML e CSS?




Se o conteúdo foi relevante para você, e desejar, você pode incentivar fazendo uma doação.

14 thoughts on “Eu sei HTML e CSS?

  1. Nossa realmente eu sou um felizardo q n sei o que é o xmlns na tag HTML e mt coisa husuhsasuh, eu me viro na medida do possível em HTML & CSS tou sempre vendo videos no VAB e no MX, acompanho tópicos também no Forum do MX.
    e meus parabéns David pelo desabafo!

    Att.WilliamF
    PortoAlegre, 28 de Julho de 2011

    1. William, no meu ver, a gente está sempre aprendendo. Tem muitas particularidades de HTML e CSS q eu não sei. Mas isso q o legal, ter a noção q sempre terá algo novo pra vc aprender.

  2. Eae david te Perguntar uma coisa que eu achei mt interesante nao sei se vc viu. Tem um esquema de css no ebuddy que eu fiquei me perguntar cara como eles conseguirão fazer isso.
    Tipo deu pra perceber que la tem uma barra de 700px
    e nela tem umas div de usuarios ae cada vez que tem mais div de usuarios menor a div dos usuarios vai ficando eu tenho certeza que e javascript eu pensei em algum codigo pra fazer isso mais sei la :X nao conseguir
    que primeiro a cada contato que vc clica vc tem q FAZER A função do append add a div ae quando ela chegar no limite de 700px ela diminui ae fica complicado 😀
    eu achei isso mt bacana. vc sabe como isso foi feito?
    Vlw David

    1. Thadeu, a ideia é mostrar que existe uma possibilidade enorme de aprendizado em relação ao HTML e CSS, q por muito tempo foi menosprezado, e agora com o “movimento” do HTML5, tem voltado da uma importância maior sobre eles novamente. É importante saber com navegador renderiza uma pagina, meta informações, tudo é primordial pra gente fazer um bom trabalho. abrs

  3. Excelente artigo David, tem muita gente por ai digitando o que nem sabe.

    Em relação à pergunta: sempre aprendendo!
    Sempre que vejo um código antigo meu, me vem uma vontade incontrolável de apagar e refazer. E amanhã terei vontade de refazer o que ainda irei fazer hoje (lol).

    Ah… e só uma coisinha, sem querer ofender, mas percebi que tem vários (não são poucos) erros de português no texto… sei que é coisa boba, mas pra mim é importante. Sem falar nas tags html, não sei se vc atualizou o sistema do site e apareceu as tags, mas enfim. Seria interessante revisar o texto sempre antes de postar, e sei que vou parecer muito chato falando isso, mas é pro bem do seu texto!
    abraços

    1. Leandro vc tá certo, esse texto quando fiz, foi produzido a toque de caixa, e não tive tempo para revisar. Mas não ofendeu não, relaxa, quando tiver um tempo extra irei revisar o texto, não só esse, como os outros. vlw pelo toque.

  4. Pura realidade! Você agora falou tudo, venho desenvolvendo HTML e CSS há 2 anos, e por incrível que pareça essas coisas que você me perguntou me pegou ainda sabia, até que a importância do Doctype tenho uma noção. Fora isso. parabéns pelo site, você é muito humilde.

    1. Danilo, a gente tá sempre aprendendo, e quando temos essa percepção q temos muito que aprender, novos desafios, isso que dá animo em estudar. abrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *