Divirta-se

Quando trabalhamos em uma determinada área, temos a tendência de focar muito nossos estudos a um só ponto. Isso é comum, já que queremos aprender e precisamos evoluir cada vez mais, e isso nos retorna a uma precisão técnica maior, tendo um controle maior no que fazemos. Só que chegamos a um ponto que acho muito perigoso, no qual só consumimos assuntos técnicos e não vemos outras coisas, e assim podemos nos tornar um pouco “alienados”.

Quando trabalhamos com web, estudamos HTML, CSS, Padrões Web, Javascript, PHP, entre outros assuntos, mas às vezes esquecemos que no final das contas, tudo que estudamos é para um único fim: o usuário. E como chegar a um resultado satisfatório, se nossos olhos são focados na técnica? Como nossos projetos podem ter um diferencial, se nosso olhar é mais analítico do que o usuário? Aplicamos funcionalidades incríveis, com técnica apuradas, mas para o usuário sua utilização é complicada. Então tem um ponto errado. Será que estamos evoluindo mais rápido que os usuários, ou estamos esquecendo-os?

Às vezes, o que nos falta é uma visão periférica das coisas. Há quanto tempo você não lê algo que o assunto não seja tecnologia? E você já leu algum livro na sua vida, no qual você indicaria para alguém? Perguntas que parecem sair do contexto, mas na verdade isso tudo influência seu trabalho. Mas alguém pode perguntar: Como algum livro sobre um assunto que não tem nada haver com web pode me ajudar com meu trabalho? Talvez não diretamente, mas indiretamente influenciará, porque quando tiramos o foco de um determinado problema, conseguimos ter soluções que não enxergarmos antes. Ou talvez não para esses fins, no caso nosso trabalho, mas aliviar a tensão mesmo, para que quando voltarmos a estudar assuntos técnicos conseguimos tirar melhor proveito.

Resumindo, quando consumimos outros assuntos diferentes do nosso trabalho, isso o influenciará qualquer maneira. Isso se aplica a revistas, livros, seriados, filmes, esportes de final de semana, ou mesmo a contemplação do ócio, rs. Faça essa experiência, leia um livro sobre um assunto que você acha legal (não vai me dizer que você não gosta de ler, porque é o que você mais fácil quando navega na web), aprenda a tocar um instrumento, vai praticar um esporte que você goste, ou menos tire um tempo para assistir filmes e séries. Isso no final das contas te ajudará no seu trabalho, porque simplesmente você mudou o foco e irá voltar com uma capacidade analítica maior das coisas, e no final agregará conhecimento, que é sempre interessante. Se puder te dá um conselho para um melhor aproveitamento em seu trabalho, com certeza diria apenas um: divirta-se.




Se o conteúdo foi relevante para você, e desejar, você pode incentivar fazendo uma doação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *