Como começar nesse mundo louco da Web?

Esse artigo escrevi em 2009, mas acho que ainda pode ajudar as pessoas quem pensam em entrar no mundo de desenvolvimento web[bb].

Eu sempre recebo perguntas no forum do mxmasters ou mesmo por e-mail, de pessoas que devem estudar para começar a desenvolver seus sites ou mesmo algumas dicas e/ou também qual referência de blog/site que seria interessante. Acho o que a pessoa tem que aprender, de forma sólida é html e css. É impressionante os “analfabetos” de html e css, devido a utilização de programas como Dreamweaver[bb]. Mas tudo pode ser revertido. Muitos defendem que desenvolver os códigos é um retrocesso, conhecido “re-inventar a roda”, mas não se trata de re-inventar, e sim saber o que é mais produtivo, e sem sombra de duvidas, desenvolver o seus próprio código é a melhor solução. Mas por quê? Não podemos pensar na concepção imediata do site, temos que pensar nas mudanças que irão ocorrer, e você pode ter certeza que irão ocorrer.
Então vamos colocar alguns pontos que seriam interessantes ser estudado e algumas dicas:

  • Aprender html e css, isso é de vital importância. Não depender de programas, se em algum momento você tiver apenas o bloco de notas, você resolve.
  • Ao aprender html e css, aprender em cima dos Padrões Web, ótimas referência são os sites do Maujor (www.maujor.com), do Tableless (www.tableless.com.br), do Pinceladas da Web (www.pinceladasdaweb.com.br/blog/), essas são algumas referência brasileiras.
  • Aprender a utilizar um editor de imagem, como photoshop, ou fireworks, ou outros programas. Não tenha medo de testá-los até encontrar um que te agrade mais.
  • Aprenda Javascript, ou aprenda a utilizar um framework, uma boa pedida é o jquery, é de fácil aprendizado e muito produtivo.
  • Aprenda alguma linguagem server-side, indico o php, por ser uma linguagem de fácil aprendizado, e por ter muito material na web.
  • Adquira livros. Na maioria dos casos vão te ensinar coisas que tutoriais não ensinam de uma maneira mais sólida.
  • Aprenda a utilizar o Google[bb]. Sabendo pesquisar, e não tendo preguiça você consegue arrumar soluções rápidas;
  • Não desista na primeira dificuldade. Esse é mau de muitas pessoas, quando esbarram no primeiro desafio, não tentam resolver. Lembre-se da sugestão anterior.
  • Participe dos foruns. Você vai encontrar muitas soluções de duvidas que você tem.
  • Aprenda a ajudar. Quando você tentar ensinar algo, você aprender muito mais.
  • Não seja arrogante. Acredite, dizer que sabe tudo de determinado assunto, é comprovadamente mentira, existe sempre algo a aprender.
  • Aprenda a filtrar as informações. Nem tudo que escrito nos blog é uma verdade absoluta(inclusive no meu);
  • E não utilize o IE. Parece brincadeira, e até um pouco. Mas outros navegadores, como firefox não são simples navegadores, e sim ferramentas de desenvolvimento. Na sua caminhada, com certeza você vai odiar o IE6.
  • Não tenha medo de outros idiomas, nada que o Google tradutor não possa te ajudar.

Espero que essas dicas sejam válidas, isso não é uma regra, ou mantra que deve ser dito, mas são alguns passos que te ajudarão nessa nova jornada.
Até a próxima.




Se o conteúdo foi relevante para você, e desejar, você pode incentivar fazendo uma doação.

11 thoughts on “Como começar nesse mundo louco da Web?

  1. Gostei do post, bem interessante trata de um assunto forte, pois muitas pessoas, querem seguir esse caminho, mas não sabem como começar !!! e vc dando algumas dicas para se iniciar nesse mundo, achei super bacana, e parabens pelo site e suas video aulas, aprendi diversas coisas com vc !!!

  2. Fala ae David, pois é.. essas são exatamente as regras a se seguir pra entrar nesse ramo.. mais eu particularmente não USO e nem GOSTO do IE em nenhuma das versões dele, nunca vi um negocio pra dar tanta dor de cabeça igual ele!.

    Agora vamos falar um pouco de aprendizado, geralmente, não se encontra conteúdo de qualidade na internet, principalmente quando é em sites brasileiros (não desmerecendo o conteúdo passado pelos brasileiros). mais em sites estrangeiros, não sei por quê, a índice de conteúdo avançado é bem maior, um que eu indico pra o pessoal visitar é o Net Tuts, net.tutsplus.com, é um site de um desenvolvedor americano, com vários tutoriais e vídeo aulas ótimas, costumo frequentar sempre.. deixo a dica também que quem quiser realmente aprender, não ter preguiça como o David Falou acima, sempre devemos praticar o que estamos aprendendo, ABRS!

    1. Lucas , usar como navegador, tá fora de cogitação, mas usar como teste, vc vai ter q usar, infelizmente. Sobre conteúdo de qualidade, eu discordo, vc consegue encontrar muito conteúdo de qualidade sim, em texto, só q tem q garimpar, vc não vai encontrar nas primeiras paginas do google. E sites estrangeiros terem maior quantidade de conteúdos avançados, é devido ao idioma que facilita muita. O conteúdo de videoaula, o que ocorre é q tem muita copia. Como isso acontece, vc vai muito conteúdo repetido.

      Esse artigo eu escrevi em 2009 por outro blog meu, quem desenterrou foi o Tuco, rs, ai resolvi publicar aqui, pq o principio é mesmo para quem quer aprender.

      1. Então eu tenho uma má sorte pra achar… quando eu acho curso avançado, é escrito.. quando eu procuro outro assunto, só aparece em inglês.. pode ser que tenha realmente coisa avançada brasileira, mais é em menor escala…

        Até agra, (não to puxando o saco).. só encontrei conteúdo de POO em VA sua e aquelas do matheus moura..

  3. Otimas dicas David..estarei seguindo elas com certeza..

    e a respeito de livros(HTML, CSS, JAVASCRIPT, JQUERY, AJAX e PHP) quais vc indicaria q sirva tanto para quem esta começando quanto para desenvolvedores mais avançados??

    aguardando uma resposta…e Parabens pelo otimo conteudo publicado aqui e em outros sites.

    1. Olá wallace, desculpa a demora em responder.

      No Caso de HTML, CSS< Javascript tem os livros do Maujor que são bons. Sobre PHP tem PHP Profissional, PHP Programando com Orientação a Objetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *