Agora eu quero é trabalhar!

Uma das coisas que mais recebo por e-mail é essa pergunta:

“Eu queria uma dica de como começar na área web?”

Realmente é algo complicado, como todo ciclo de trabalho, as empresas pedem experiência, e como terei experiência se nunca trabalhei? Mas diferente de qualquer área, na web você pode criar algo sem ter nunca trabalhado em uma empresa, você pode ser um free-lance, mas como oferecer algo se nunca fiz nada para ninguém?

O termo que se encaixaria para resolução disso seria: crie conteúdo. Isso mesmo, você pode começando ajudar em fóruns, redes sociais, escrevendo num blog, criando vídeo aulas, etc. Mas por quê isso me ajudaria? Simples, quando você contribui com algo, como respondendo dúvidas, isso denota que você tem conhecimento, e tem facilidade de resolver problemas. E o melhor de tudo, você começa a criar uma rede de “conhecidos”, isso nada mais é que Networking.  Ter contatos profissionais é muito importante, e as pessoas acreditarem no seu trabalho então, é melhor ainda. Muitas empresas preferem indicações de quem trabalham nela do que pegar alguém “sem conhecer”.

Mas isso não vai te ajudar só para conseguir uma vaga no mercado de trabalho, se você quiser trabalhar como free-lance, isso ajudará muito, porque às vezes as pessoas tem que terminar trabalhos, e se lembrarão de quem ajudou, e dará preferência ao seu trabalho. Então compartilhar conhecimento é fundamental.

Até ai alguns vão dizer: “Tudo bem, até ai eu entendi, mas isso tudo se aplica apenas para quem já trabalha na área. Mas quem não trabalha, como posso oferecer algo?” Realmente chegamos a outro ponto importante, mas podemos resolver isso também, começando a criar algo para você. Ou mesmo como exercícios, criem sites de empresas fictícias, escolha por segmento, sites de informáticas, imóveis, lojas, etc. Assim você começa a criar seu portfólio e tem algo para mostrar. Um lugar interessante para oferecer um trabalho são lojas de informática, primeiro que a aceitação é melhor, mesmo que não entendam do assunto de web, sabem que é importante. Você pode no lugar onde você compra as suas peças e perguntar se ele tem algum site, e se não tiver, você pode falar que trabalha nessa área. Mesmo que não faça o site, você fez o seu contato, e provavelmente se procurarem por alguém,  ele poderá te indicar.

Vamos segmentar essas dicas:

  • Comece a participar de fóruns para tirar dúvidas;
  • Crie conteúdo, como tutoriais, vídeoaulas, etc;
  • Participe de redes sociais, exemplo, links interessante para compartilhar no twitter;
  • Crie sites de exemplos, assim você começa a criar um portfólio
  • Comece a oferecer os seus serviços à empresa que terão uma aceitação melhor, como lojas de informáticas.
  • Você conhecer uma entidade social, ofereça para criar um site gratuito. Pode parece estranho, mas sempre tem uma boa aceitação, e renderão ótimas indicações. E se você nunca fez nenhum trabalho, será um para mostrar para as outras empresas.

A apenas ofereça seu trabalho se realmente você já sabe fazer algo. Não faça com muitos que pegam trabalhos, não sabem fazer, fazem coisas horríveis, e pensam que estão se dando bem. Acredite, isso será muito prejudicial a você. Então estude, pesquise, faça testes, e só depois que você tiver confiança, comece a pensar em trabalho. Por isso que tirar duvidas,  ajudar as pessoas,  podem te dar alguma experiência, já que você era contato com vários trabalhos, desde da pessoa que é ótima no design, até o ótimos programadores.

Se você já trabalha na área, e tem dicas, poste nos comentários. Cada um tem suas experiências, e podem contribuir também. Então, se você quer começar a trabalhar, você já tem algumas dicas que podem te ajudar, agora é só fazer a sua parte.

5 thoughts on “Agora eu quero é trabalhar!

  1. Olá David, ótimas dicas.
    A dica de estudar e fazer teste e realmente muito válida, acredito.
    Passei um bom tempo estudanto, pesquisando (aprendi php com o foruns e sites como esse) e testando.
    E finalmente eu sinto segurança agora para começar a trabalhar com isso.
    O primeiro site que fiz e recebi por ele é esse: http://academiacorpodourado.com.br/
    E um pouco amador, mas me trouxe situações que me fizeram avançar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *